Robert Raikes
A Escola Dominical, modernamente falando, surgiu através de Robert Raikes (14/09/1735 - 05/04/1811) Anglicano. Batizado na Igreja Anglicana de Santa Maria da Cripta, em Gloucester, Inglaterra. Tornou-se jornalista, trabalhando no jornal de seu pai, o Diário de Gloucester e, quando seu pai faleceu, tornou-se o editor do jornal. Ele se interessava pela reforma prisional inglesa, e ao observar que as crianças, aos domingos, ficavam perambulando nas ruas cometendo, inclusive, pequenos delitos e até mesmo brigando. Resolve, em 1781, criar uma escola gratuita para esses meninos de rua. Contratou quatro mulheres para lecionar e com a ajuda do Rev. Thomas Stock, ministro anglicano, pôde associar cem crianças, dos seis aos quatorze anos. Funcionando aos domingos, no horário oposto ao de trabalho.
A nossa igreja, a ICNV do Geisel, funciona com a referência de Jornada Bíblica. Todo o programa de ensino é feito como uma verdadeira jornada de conhecimento. O aluno começa na turma para novos membros, ao concluir, em seguida passa pelo seminário de base e chega a sua ultima turma Doutrina das Graça para dar continuidade aos seus estudos.
Hoje, temos duas turmas em funcionamento: a de Introdução à Cosmovisão Cristã, que inclui o SETEB (Seminário Teológico de Base) e a sala de Doutrinas da Graça, onde estudamos a teologia sistemática em suas várias vertentes.
Temos por base os textos de 2ª Tim 2.15 e 1ª Ped 3.15:
[...] maneja bem a palavra da verdade, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.
Nossa base educacional está alicerçada nas artes liberais: o trivium. A lógica, a gramática e a retórica.